O ATELIER

O ATELIER
ENDEREÇO: RUA PROF. WALDEMAR MOURA SANTOS, 142- CENTRO. TELEFONE: 9789-8802. ATELIER ABERTO A VISITAÇÃO.

01/04/2010

TRABALHO DE RELEITURA 'obras do artista EDÉSIO'

UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS – UNIPACFACULDADE DE EDUCAÇÃO E ESTUDOS SOCIAIS DE MARIANA - FEESMA
DISCIPLINA:ARTE E CULTURAPROFESSORA:VERA CERCEAUCURSO:NORMAL SUPERIOR – 5º PERÍODO

ALUNAS: ALINE CRISTINA DE AZEVEDOCLÁUDIA GIOVANE SENAJAQUELINE VIEIRAMARIA DO CARMO FERREIRA TOMAZMARIA VERÔNICA EMILIANO GOMESROZIMAR DAS GRAÇAS ALVES

1.Como a Arte Educa
Constituindo-se uma necessidade natural do ser humano, a arte na escola colabora para o crescimento, em igualdade de condições, dos níveis cognitivo,afetivo e perceptivo



2. Justificativa:
Nosso país tem uma enorme riqueza e diversidade de cultura que devemos apresentar às novas gerações. Cantar, dançar, tocar, pintar, desenhar, esculpir são algumas das oportunidades que queremos oferecer às crianças, sempre buscando referência, não só na cultura brasileira e universal, mas também, e principalmente, na cultura local.


3.Objetivos:
Esperamos que esse trabalho nos garantaa oportunidade de:Ampliar nosso conhecimento de mundo, manipulando e explorando objetos e materiais diversificados;Apreciar obras de arte, a partir da observação, descrição e interpretação de imagens;Desenvolver nossa capacidade de expressão e comunicação.


4.Estratégias:
Visita ao ateliê do artista para conhecer suas obras e a história de sua vida.Selecionar obras para releitura.Construção do projeto.

DESENVOLVIMENTO:














Culminância
O projeto será finalizado com uma mostra de produção artística elaborada por cada participante do grupo durante a elaboração do projeto.


ÂMBITO BIBLIOGRÁFICO








Escolhi esta obra porque sempre, nos momentos mais importantes da minha vida, a igreja, ou seja, Deus esteve presente neles. E Ele tem me tirado de cada situação e me recompensado com tantas outras, que falar nele só me faz bem.
Materiais utilizados: papel Paraná, papel crepom de várias cores, cola, sempre-vivas.
Maria Verônica






Escolhi esta obra por enxergar nela meus filhos, um presente de Deus em minha vida. Com as artes visuais, eles desenvolveram a imaginação criadora, a capacidade de expressão e a sensibilidade, adquirindo, assim, competências culturais indispensáveis ao mundo de hoje. Sinto-me orgulhosa ao vê-los produzir seus quadros, com tanta autonomia e desenvoltura. Thiago e Thatiana são a prova de que a arte trabalha com a educação dos sentidos e colabora para o crescimento global do ser humano.
Materiais utilizados: taquara, bola de isopor, cola branca, papel crepom, estopa, papelão, brilhocola, arame, algodão.
Jaqueline Vieira





Escolhi esta obra para fazer minha releitura porque este ano passei por um momento muito difícil na minha vida profissional. Eu estava de férias e não sabia da minha transferência para outra escola. Fiquei sabendo através de uma colega minha.
Os meus filhos estudam na mesma escola em que eu trabalho. Com minha transferência, tudo ficou mais difícil, pois tive que pagar uma pessoa para cuidar dos meus filhos. Quando eu saía de casa, meus filhos choravam muito.
Resolvi, então, transferi-los para o turno da manhã, para não me verem saindo.
Fiquei trabalhando no distrito por três meses. Já estava me acostumando com os alunos, quando recebi uma carta de transferência para a escola onde eu trabalhava anteriormente. Não sabia se ficava alegre ou triste, pois aqueles alunos precisavam de mim, mas meus filhos também.
O importante é que devemos sempre estar em busca dos nossos objetivos.
Materiais utilizados: jornal, tinta a óleo, pedras, cola branca.
Maria do Carmo Tomaz



A escolha desta obra tem um significado muito pra mim. Ela me transmite uma paz enorme e uma cumplicidade muito grande, pois o meu sonho é viajar de trem, juntamente com meu filho e meu marido. Os pássaros no fio, olhando para o céu azul, é a posição que me encontro hoje, desempregada, parada, mas tranqüila, olhando para cima, onde está o autor e consumador da minha fé: DEUS. n’Ele eu sei que posso confiar, me sentir segura e descansar nos braços do Pai.
Essa releitura foi muito significativa, pois, através da arte pude expressar meus sentimentos.
Materiais utilizados: lápis 4B, borracha, papel cartão.
Cláudia Giovane











Escolhi esta obra para minha releitura porque sou católica e a água representa, para mim, o batismo, purificação.
Quando eu era jovem, gostava de passear sempre onde havia fontes. Nesses lugares eu podia refletir e fazer planos para o futuro.
Materiais utilizados: papel vergê, cola branca, lápis de cor, pedrinhas de aquário.
Rozimar






Essa obra remeteu-me à minha infância. Meus primos e eu costumávamos passar as férias de verão no sítio de meus avós. Era uma casa muito humilde, mas repleta de muito carinho e afeto. Passávamos os dias andando à cavalo, nadando em represas, brincando no quintal e “engenhocando” travessuras. Lá eram cultivados valores como respeito, partilha e honestidade. Aos poucos percebíamos que não precisávamos de muito para sermos felizes e que “o essencial é invisível aos olhos, só se vê bem com o coração” (Exupéry).
Materiais utilizados: papelão, lantejoulas, palitos, papel machê, pote de margarina, cola, panelinhas plásticas, retalhos de pano, galhos secos, fita de cetim.
Aline


Avaliação
Este trabalho nos deu a oportunidade de refletir sobre a importância da arte no processo ensino-aprendizagem, propiciando o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética.






“ Saber usar as mãos, é saber ocupar-se prazerosamente. Ter certeza de que somos capazes de confeccionar algo, belo e útil, nos dá confiança e nos encaminha para o sucesso em nossas atividades”
Arnaldo Soveral


31/03/2010

catedral da sé


bizute turismo

recepitivo turistico de mariana - guia de turismo